Arte contemporânea

Exposição coletiva 'Bazarte' no Ágape chega à 8ª edição

Evento reúne artistas de diversas vertentes com obras disponíveis para comercialização

Jô Folha -

O artista também tem que pagar a conta de luz, diz o fotojornalista Paulo Rossi no caminho que a reportagem do Diário Popular faz até o Ágape Espaço de Arte, onde se realiza a 8ª edição do Bazarte, espécie de exposição coletiva que ocorre sempre na virada de ano, como uma oportunidade para que artistas de Pelotas e região possam comercializar as produções. O evento se estende até o dia 26 deste mês.

Participam 38 expositores, com 65 trabalhos. Entre tantas pessoas, há a heterogeneidade que contribui para que a proposta fique completa: há fotografias, pinturas, gravuras, desenhos, colagens, cerâmicas. De acordo com a curadora, Daniela Meine, que também expõe na ocasião, não há exatamente uma seleção de produções: todas aquelas que minimamente sejam adequadas à proposta do Bazarte em termos de tamanho, preço e linguagem são expostas. “Procuramos sempre trabalhos inéditos dentro da arte contemporânea”, acrescenta.

Daniela conta que o Bazarte existe desde que o Ágape foi inaugurado e a proposta foi mesmo criar uma exposição em Pelotas na sempre magra época de fim de ano e contribuir para que os artistas tenham renda extra no período. Para tal, os expositores são estimulados a já entregarem os trabalhos emoldurados. Assim, o comprador tem contato com a obra, decide comprar e já a leva para a casa. “Em 2016, com a crise, o movimento foi bem ruim, mas já notamos uma retomada nessa edição”, comenta Daniela, destacando que esperam mais presenças durante o 8º Festival Internacional Sesc de Música - de 15 a 26 deste mês -, quando Pelotas receberá pessoas de todo o país.

É também o Bazarte, finaliza a curadora, iniciativa para que tanto o pelotense tenha mais o hábito de consumir a produção da cidade, quanto um estímulo para que os artistas tratem com mais naturalidade a venda daquilo que criam. “É preciso que haja valorização, de ambos os lados.”, diz.

O quê: 8ª edição do Bazarte

Quando: até dia 26 de janeiro com visitação de segunda à sexta-feira das 9h às 12h e das 14h às 19h

Onde: Ágape Espaço de Arte (Anchieta, 4480). Entrada franca.

Participantes
Alexandre Lettnin, Alessandra Alvariza, Ana Tereza Vidal, Alice Monsell, Caroline Albrecht, Carla Borin, Daniela Meine, Debora Milech, Débora Blank, Dalva Lopes, Eduardo Devens, Fabrício Serres, Felipe Silva, Gabriela Cunha, Grupo Superfície, Jérome Rehel, Jô Folha, Luciano Lima, Maria Clara Leiria, Marta Dutra, Márcia Oliveira, Márcia Regina Souza, Mariane D’Ávila, Rejane Queijo, Rudnei Alves, Sílvia Serres, Théo Gomes, Vera Rotta, Eva Ott, Treze, Beth Pereira, Renata Maciel, Justina Pontes, Carla Thiel, Clésis Crochemore, Vera Campos, Cristina Leme e Nara Nunes.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Conta de luz pode ficar mais barata Anterior

Conta de luz pode ficar mais barata

Estudantes da UFPel criam plataforma para auxiliar cuidadores Próximo

Estudantes da UFPel criam plataforma para auxiliar cuidadores

Deixe seu comentário